A política
A aula escolhida trata do neoliberalismo americano, seu contexto e as diferenças existentes entre o neoliberalismo americano e europeu, trata também do neoliberalismo americano como fundador e legitimador do Estado, onde ele não é apenas uma técnica dos governantes em relação aos governados, mas uma maneira de pensar é um tipo de relação entre os governantes e os governados. Nesta aula Michel Foucault, vai expor a teoria do capital humano, além de tentar encontrar uma definição para trabalho e renda e vai expor o contexto vivido pelos americano.
O livro é fruto de um curso ministrado pelo autor no Collège de France durante os anos de 1978 a 1979. A obra é dividida em 12 capítulos onde cada um dos capítulos ou partes representa uma aula ministrada durante o curso de História dos Sistemas de Pensamento, nesta obra o autor estuda o liberalismo e mostra que o liberalismo é a condição de inteligibilidade da biopolítica.
O capítulo analisado referente aula do dia 14 de março de 1979, mostra os três elementos do contexto americano onde nasceu o neoliberalismo. Os elementos são: O New Deal e a politica Keynesiana; O Plano Beveridge e todos os projetos de intervencionismo social que foram elaborados durante a guerra; E os programas sobre pobreza, a educação e a segregação racial e cultural que se desenvolveram na América desde a administração Truman, que contribuíram para o crescimento da intervenção do Estado na economia e o apoio ao neoliberalismo tanto da direita que tinha horror a qualquer manifestação socialista e assistencialista, quanto da esquerda que lutava contra o crescimento de um Estado Imperialista e militar que estava se formando, mostrando que o neoliberalismo americano se apresenta como uma reinvindicação global da população