a pobreza
Pobreza é uma classe social em que as pessoas vivem em estado de calamidade, não possuem um teto e nem uma situação financeira razoável para sobreviver. O que é difícil de entender é o porquê ainda existem pessoas que possuem muito e outras que possuem pouco, como o velho ditado “poucos com muito, e muitos com pouco”, se todos vivem no mesmo país onde os direitos são iguais para todos.
A pobreza é considerada uns dos problemas mais graves do mundo, o nível de pobreza é medido pela renda. São consideradas pobres numa sociedade as pessoas que não têm rendimentos suficientes para satisfazer as necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde, educação e transporte.
Sabemos que não se reverte um quadro de pobreza de uma hora para outra, precisamos de um crescimento econômico para solucionar pelo menos a questão emprego, e uma distribuição de renda melhor.
O nosso país está uma vergonha, os pobres a maioria da população, é uma classe esquecida pelos políticos, que recebem uma fortuna para responder por eles, mas não é bem isso que acontece estes só aprovam o que diz respeito em prol de seu próprio bem, mas se esquecem de quem os elegeram foram os eleitores de classe baixa.
No entanto para diminuir a pobreza no Brasil é necessário definir uma estratégia que confira prioridade a reeducação da desigualdade. Com a divisão de classes, de acordo com Marx, surge a divisão do trabalho, no sistema capitalista, a sociedade precisa de uma política menos desigual. Com a classe dominante sendo cada vez mais influente no Brasil, os chamados dominados, acabam por absorver toda a pobreza, sendo que fatores importantes deveriam ser implantados por política públicas para cidadãos, sem desigualdade.
Bibliografia: http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/a-pobreza-e-responsabilidade-do-estado/ http://www.schwartzman.org.br/simon/causasp.html
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=971