A Pobreza e a Exclus o social na Am rica Latina
Almiro Petry1
(2007)
Na história conhecida, poucos mandam, grandes maiorias obedecem; poucos sabem, grandes maiorias são imbecilizadas; poucos acumulam riqueza, grandes maiorias vegetam.
Pedro Demo
1 Introdução
A temática da pobreza e da exclusão social latino-americanas tem ocupado acadêmicos e políticos na identificação das causas sócio-econômicas e na busca de soluções. Na análise deste fenômeno social perverso, cada vez mais se acentuam os aspectos estruturais – as configurações históricas das estruturas econômicas, políticas e sociais – pondo em destaque os antigos privilegiamentos para alguns setores sociais de um lado e a subalternidade conjugada à marginalização, do outro lado, a tal ponto que se consolida um contexto cultural de normalidade. A tradicional análise da dicotomia societária e a coexistência de dois mundos tão distintos ainda apresenta-se válida, podendo variar as causas explicativas a partir da ótica teórica adotada. Neste complexo fenômeno chama a atenção a magnitude da pobreza e da miséria das camadas sociais subalternas, que têm cada vez menos e são cada vez mais indivíduos; no entanto, clama muito mais a pertinência dos processos de concentração da riqueza e do poder, onde são cada vez menos indivíduos e detêm cada vez mais. Os dois lados não se encontram para reduzir as desigualdades apesar de governos o tentarem através de políticas assistencialistas e compensatórias. Objetiva-se neste texto abordar alguns aspectos causais e as perversidades decorrentes da pobreza e da exclusão social na América Latina, bem como as tentativas de superá-las através de políticas de crescimento econômico e de redistribuição da riqueza.
2 A pobreza na América Latina
O que é a pobreza? Duas abordagens se destacam: a da pobreza absoluta e a da pobreza relativa2 . O conceito de pobreza absoluta fundamenta-se na idéia de subsistência, ou seja,
1 Mestre em Sociologia Rural (UFRGS) e Doutor em Ciências Sociais