A Pirâmide do Louvre
Colorado (1956).
Atingiu a celebridade em todo o mundo por meio de seu projeto de ampliação do Museu do Louvre.
A execução dessa pirâmide, inspirada nos modelos egípcios, constitui o ponto final de uma evolução pessoal que o levou do "estilo internacional", cultivado durante os anos de 1950, a uma arquitetura baseada em formas simples.
A Pirâmide do Louvré foi encomendada pelo presidente francês
François Mitterrand em 1984 ao
Arquiteto Ieoh Ming Pei, e concluída em 1989.
Localizada em Paris, no pátio principal do Palácio do Louvré serve como entrada principal do Museu do
Louvré .
A pirâmide é uma estrutura de forma piramidal, rodeada por três pirâmides menores que fornecem luz aos espaços subterrâneos. Foi construída inteiramente com vidro e metal, atinge uma altura de 20,6 m, a sua base quadrada tem cerca de 35 m de lado. É constituída por 603 peças de losangos e 70 segmentos triangulares de vidro.
Além de proporcionar uma nova entrada ao museu, o projeto apresentou um novo sistema subterrâneo de galerias, depósitos e laboratórios de conservação, bem como uma conexão entre suas alas.
A adição e relocação dos espaços de apoio permitiu ao Louvre expandir sua coleção e colocar mais obras em exposição.
A aparência monumental da pirâmide de vidro e aço, fixada no meio do pátio, oferece um ponto focal central que complementa a escala e o projeto do Louvre.
A escala do grande volume não reduz o caráter histórico do museu, uma vez que a justaposição da estrutura moderna e do estilo arquitetônico renascentista francês cria um efeito complementar que realça os detalhes e a