MUSEU DO LOUVRE resumo
O"Castelo do Louvre" foi fundado pelo rei Filipe II em 1190, como uma fortaleza para defender Paris a oeste contra os ataques dos Vikings. No século XIV, o rei Carlos V mandou construir um novo muro. Desta vez, a fortaleza ficou dentro da cidade, perdendo assim, a sua função de defesa. Restos da muralha e o Arco do triunfo podem ser vistas ainda hoje, pois foram preservadas.
Introdução
O Museu do Louvre, o museu nacional de arte francesa, é um dos museus mais importantes do mundo. A criação do museu do Louvre queria dizer, na história dos museus, a passagem do privado para coleções públicas para o gozo de toda a sociedade.Com uma das maiores e mais representativas coleções, é sem dúvida o museu de arte mais visitado do mundo. O Museu do Louvre tem uma história de várias mudanças, em que no início era um forte e depois foi demolido para que fosse transformado em um palácio. Ocorreram várias reformas desde o inicio de sua construção até os dias de hoje, sendo que a que mais chamou a atenção foi o projeto “Gand Louvre”, elaborada pelo arquiteto I. M. Pei.
Localização
O Museu do Louvre está localizado na margem direita do rio Sena, em Paris. O edifício que abriga o Palais du Louvre (até 1682 a residência dos reis da França), é um dos maiores palácios do mundo e ocupa o local de uma fortaleza erguida século XIII.O enorme complexo ocupa uma área de 19 hectares.
Etapa histórica
O edifício em si é um sinal da evolução da arquitetura e colecionador gosto na França. O Palais du Louvre fica nas terras de um castelo medieval, que são preservados os fundamentos e parte do fosso. Assentada sobre este edifício um dos maiores palácios reais em toda a Europa, em 1527, Francisco I, Rei de França e grande patrono das artes, encomendado seu arquiteto Pierre Lescot uma residência perto do núcleo cortesão de la Cité, em Paris. O gosto do monarca foi decantado pelo italiano renascentista Lescot estilo usado para executar um edifício clássico organizado em torno de um