A Pele Humana
A pele é composta de duas camadas principais: a epiderme, camada superficial composta de células epiteliais intimamente unidas e a derme, camada mais profunda composta de tecido conjuntivo denso irregular. Apresenta múltiplas funções, entre as quais a proteção contra agentes físicos, químicos e biológicos do ambiente, e ser relativamente impermeável, graças à camada córnea que recobre a epiderme.
O limite entre a epiderme e a derme não é regular, mas caracteriza-se pela presença de saliências e reentrâncias das duas camadas que se ajustam entre si, formando as papilas dérmicas.
A superfície da pele está coberta por uma delgada película líquida que tende para a acidez. Oferece uma grande superfície de dispersão calórica e de evaporação e, por isso, desempenha importante papel na termorregulação por meio de vasos e glândulas.
O fluxo sanguíneo pode ter uma grande variação. Sob condições normais, o fluxo sanguíneo cutâneo é de aproximadamente 400 mililitros (ml) por minuto. Entretanto,em condições extremas, mais de 2500 ml de sangue podem circular pelos vasos da pele por minuto. Funciona também como fábrica de vitamina D e melanina, que tem função protetora contra os raios ultravioletas.
A pele constitui o mais extenso órgão sensorial do corpo, para recepção de estímulos táteis, térmicos e