A participaçãodosrviço social á crianças e adolescentes vitimas de violencia domiciliar

2453 palavras 10 páginas
1. TEMA:

A participação do serviço social á crianças e adolescentes vitimas de violência domestica.

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA:

A proteção social á criança vitimas de violência domiciliar: uma visão teórica apartir de 1981 á contemporaneidade.

1.1.2 PROBLEMATICA DA PESQUISA

A violência é um fenômeno que se desenvolve e dissemina nas relações Sociais e interpessoais, entre as diferentes formas como a violência se apresenta, uma particularmente vem chamando a atenção: aquela que é praticada pelos pais ou responsáveis contra seus filhos.

Atualmente, a violência exercida por pais ou responsáveis contra suas crianças e adolescentes é considerada pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública de tamanha expressividade que a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências deste Ministério determina como devem ser tratadas e notificadas ás ocorrências deste fenômeno, endossando as preocupações daqueles que, em função das atividades que exercem, deparam-se cotidianamente com seus efeitos e consequências.

[...] a violência é simultaneamente a negação de valores considerados universais: a liberdade, a igualdade, a vida (...). A violência não é necessariamente condenação a morte, ou, ao menos, esta não preenche o seu exclusivo significado. Ela tem por referência a vida, porém a vida reduzida, esquadrilhada, alienada; não a vida em toda a sua plenitude, em sua manifestação preenche de liberdade. GUERRA (1998)

As vítimas desse tipo de violência parecem ficar aprisionadas no desejo do adulto, uma vez que sob ameaças e medo, mantêm um “pacto de silêncio, alguns traumas da violência doméstica podem fazer com que a criança se culpe por estar sofrendo desse jeito, às vezes, ela pode até se agredir por achar que é a causa destes problemas, outra consequência é a agressão como uma forma de defesa, pois como ela não consegue se defender dos maus-tratos e acaba descontado em outras pessoas, principalmente nos

Relacionados