Fichamento
A necessidade de um governo que estruture uma vida na sociedade é grande, firma-se no inicio do século XIX os partidos políticos, contendo neles integrantes com o propósito de representar a sociedade, é o instrumento eficaz da opinião política; porem em consequência foi surgindo vários partidos apresentando variadas características trazendo duvidas a quem o povo deve eleger.
Analisando os aspectos fundamentais, podemos classificar o chamado “sistema partidário”quanto a organização interna e externa, e quanto ao âmbito de atuação dos partidos.
• Na organização interna dos partidos, podemos considera;
Os partidos de quadros, quando, mais preocupados com a qualidade de seus membros do que com a quantidade deles, não buscam reunir o maior numero possível de integrantes, preferindo atrair as figuras mais notáveis capazes de influir positivamente no prestigio do partido, ou os indivíduos mais abastados, dispostos a oferecer contribuição econômico-financeira substancial à agremiação partidária.
Os partidos de massas, quando, além de buscarem o maior numero possível de adeptos, sem qualquer discriminação, procuram servir de instrumento para que indivíduos de condição econômica inferior possam aspirar às posições de governo.¹
1. AUTOR, LIVRO E FOLHA.
• Na organização externa, podemos classificar levando em cona o numero de partidos existentes no Estado, havendo:
Sistemas de partido único, caracterizados pela existência de um só partido no estado. Em tais sistemas pretende-se que os debates políticos sejam travados dentro do partido, não havendo, assim, um caráter necessariamente antidemocrático nos sistemas unipartidários. Na pratica, porem, o que se verifica é que o partido único se prende a princípios, rígidos e imutáveis, só havendo debates quando a aspectos secundários, ainda que às vezes estes também sejam importantes. Um ponto importante a observar, na consideração de cada sistema unipartidário, são os