a parabola das dez virgens
Introdução
Por que a parábola das dez virgens? Por que então o grande alarido? Por que na calada das trevas as dez noivas se tranquiliza, e quando se aproxima o arrebatamento cinco delas estão à deriva pedindo ajuda ?
Almeida Revista e Atualizada
Mateus
25.1 Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.
25.2 Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes.
25.3 As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; 25.4 no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.
25.5 E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. 25.6 Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!
25.7 Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas.
25.8 E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando.
25.9 Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outras! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o.
25.10 E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.
25.11 Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta!
25.12 Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço.
25.13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
Jesus utilizando as Tradições de Sua Época envolvendo um Casamento estabelece uma das mais significativas Parábolas sobre o Profético Arrebatamento da Igreja;
Segundo entendimento sobre o Cerimonial a Noiva ficava em casa esperando o Noivo que à hora estabelecida chegava ao Local acompanhada de um Cortejo Nupcial de 10 Virgens para a Celebração do Casamento;
Ao analisarmos a Parábola logo de início vem a seguinte pergunta:
Por que Jesus omitiu a figura da Noiva e deu ênfase a figura das Dez Virgens