As Parábolas de Jesus
Parábolas sobre a Vigilância, Prudência e Valorização do Trabalho
Parábola das Dez Virgens
Parábola das Virgens Insensatas (Néscias-Loucas) e Prudentes.
Tema Central : Não é na hora da morte que se deve preparar para a desencarnação. Cada qual irá para o Plano Espiritual no nível evolutivo em que se encontra, favorável ou não.
Parábola serve-se de um costume dos judeus na época:
Cerimônias nupciais é banquete em um salão ,onde todos esperavam o noivo (esposo),o qual era recebido por uma ala de moças virgens com suas lâmpadas acesas (era sempre a noite).
w Dez Virgens - Representam a Humanidade.
w Virgindade- ingenuidade falta de conhecimento, mas mesmo assim existe os mais prudentes, os mais evoluídos e os menos evoluídos.
Cinco Prudentes- Aproveitam a encarnação para adquirir os bens imperecíveis , que são as virtudes,bom senso,estudo dos ensinamentos de Jesus e trabalho.
Cinco Imprudentes- Desperdiçam as bênçãos da reencarnação.
Candeia é Luz interior (conhecimento e esclarecimento).
Azeite - Virtudes ativas que se manifestam em boas obras em favor do próximo. Precioso combustível que se converte em luz, iluminando os passos no caminho para a realização espiritual.
Chegada do Esposo é- Aceitação de Jesus como guia e Mestre(Esposo da Humanidade).
Virgens prudentes - recusaram-se a dar seu azeite. As virtudes são intransferíveis, luz do conhecimento por esforço próprio.
O Esposo chegou inesperadamente,significa que todos devem estar vigilantes e preparados para o chamado vindo dos Planos Superiores.
Parábola do Servo Vigilante
Parábola do Bom e Mau Servo - Exortação ao trabalho e à vigilância.
“Orai e Vigiai”- Ninguém sabe quando será a desencarnação, deve-se estar preparado.
Se estivermos sempre prontos, com a cinta cingida e a candeia acesa, em condições de servir e de iluminar os que de nós se acercar, a fim de lhes ensinar o