A papisa joana resenha
Após a morte do seu irmão, ela se oferece ao cônego para estudar no lugar dele, mas é rejeitada. O tempo passa e um dia o pai à pega lendo um livro, a acusa de bruxaria, ordenando para que ela apague tudo que está escrito no livro, mas ela se recusa, e mais uma vez é açoitada.
Após algum tempo ela é convocada pelo bispo de Dorstadt, para estudar na catedral, mas o cônego diz que foi um engano, que a convocação foi para o seu filho, mas Joana foge na calada da noite. Ela permanece na casa de Gerold e sofre humilhações na escola. Ao passar do tempo a esposa do mesmo, fica com ciúmes da relação dos dois e decide casar Joana, mas no dia do seu casamento a Igreja é invadida por nórdicos matando muitas pessoas, mas ela sobrevive, a partir daí decide tomar a identidade de João Ânglico, tornando-se um monge notável e um bom médico. Após enfrentar problemas com o seu pai que a reconhece, e uma peste que seria o estopim da sua descoberta, a monge vai parar no Vaticano, se destacando na área da medicina é chamada para cuidar do Papa. Após a morte do mesmo é aclamado como o novo Papa, enfrentando todo processo burocrático. Ela quebra todos os dogmas da Igreja, criando uma escola para meninas e ao interagir com toda população romana.
Joana acaba se apaixonando por Gerold e engravidando do mesmo, que ao saber da notícia pede para que fuja com ele, mas ela rejeita e pede que espere até a páscoa.
Numa procissão, Gerold acaba caindo numa emboscada e luta bravamente mas acaba sendo morto, Joana que desfilava pelas ruas do Vaticano recebe a notícia, e decide levar o corpo até a Igreja. Mas ao chegar ao local, sentira fortes dores e