A Palavra Computador Deriva Do Latim 1
Á medida que os cálculos se foram complicando teve-se necessidade de criar um instrumento que os ajudasse a resolver esses cálculos surgindo assim o ábaco cerca de 3000 A.C. Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes que, de acordo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada.
Img.1 - Ábaco
Este era formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes que, de acordo com a sua posição, representava a quantidade a ser trabalhada.
O ábaco russo era o mais simples: continha 10 contas, bastando contá-las para obtermos suas quantidades numéricas. O ábaco chinês possuía 2 conjuntos por fio, contendo 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representavam 5 unidades. A variante do ábaco mais conhecida é o SOROBAN, ábaco japonês simplificado (com 5 contas por fio, agrupadas 4x1), ainda hoje utilizado, sendo que em uso por mãos treinadas continuam eficientes e rápidos para trabalhos mais simples.
Esse sistema de contas e fios recebeu o nome de calculi pelos romanos, dando origem à palavra cálculo.
O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1).
Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário. Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo. Em computação, chama-se bit a dígito binário (0 ou 1), que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte. Um agrupamento de 4 bits chama-se nibble.
1ª geração: tecnologia de válvulas (1940-1955):
1943 - Mark I
1945 - ENIAC
1949 - EDVAC
1951 - UNIVAC I
1954 - IBM 65o
2ª geração: uso do transístor (1955-1965):
1948 - invenção o transístor pela Bell Laboratories as válvulas foram substituídas por