A orquestra de Cordas e um Fator de interação social
CARIRI COMO UM FATOR DE INTERAÇÃO SOCIAL
Gessyane de Santana Monte
RESUMO: Este trabalho propõe um estudo sobre a rotina da Orquestra de cordas da
Universidade Federal do Cariri apresentado através da análise de seu repertório e sua inserção na comunidade do cariri, proporcionando aos alunos da Universidade Federal do Cariri, assim como aos cidadãos da região um fator de interação social e troca de conhecimento a partir da prática instrumental.
Palavras–chave: extensão; interação social; orquestra de cordas; repertório
INTRODUÇÃO
O curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Cariri promove diversos projetos e ações de extensão. Essas atividades estão relacionadas à interação social e troca de conhecimento a partir dos projetos (cursos, oficinas, palestras e grupos musicais). Assim, compreende-se que:
A extensão, entendida como uma das funções básicas da Universidade é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissolúvel e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. (UNIVERDIDADE FEDERAL DO CEARÁ, Resolução nº
06/CEPE, 1989)
Compreende-se, portanto que o objetivo da extensão é trazer novas perspectivas, enriquecer as experiências musicais da região e ampliar a atividade musical fora do campus.
A Orquestra de Cordas da Universidade Federal do Cariri é um projeto de extensão criado pelos professores Marco Antonio Silva e Claudio Mappa Reis. Esse grupo foi iniciado com o objetivo de proporcionar aos alunos das disciplinas de prática instrumental de cordas friccionadas (violino/viola e Violoncelo/Contrabaixo) a vivencia da música de concerto, como também da música popular. Outro objetivo desse projeto é estabelecer a interação entre a Universidade e o meio social na qual está inserida. Nesse sentido a orquestra é constituída não só de jovens aprendizes do curso de música, como também de