A origem e Evolução da Hotelaria em Itacoatiara
A origem da hotelaria no município de Itacoatiara não tem uma data precisa. De acordo com relato de algumas pessoas mais antigas, a origem da hotelaria em nosso município se deu mais ou menos nos anos 40 e 50 do século passado. O que podemos dizer é que o inicio da hospedagem em nosso município se deu pelos mesmos motivos que se deu em todo o mundo, que foi pela necessidade de receber e dar proteção, repouso, higiene e alimentar os viajantes que por aqui passavam.
Nessa época os meios de hospedagens não tinham muito luxo, eram pequenas hospedarias e pensões muito simples. Mas com o passar do tempo e em virtude do crescimento econômico surgiu à necessidade de se criar os primeiros hotéis em nossa cidade para atender a demanda do setor.
Os primeiros hotéis, de acordo com relato de pessoas daquela época foram: O hotel municipal que funcionava no prédio onde funciona a escola do SENAC, na Rua Quintino Bocaiúva no centro da cidade, o hotel São Jorge que funcionava no prédio onde hoje funcionam algumas lojas de departamentos e uma livraria também no centro da cidade, o Lírio hotel, o hotel Alvoradinha e muitos outros, sendo que alguns destes hotéis citados não mais existem. Mas em compensação surgiram muitos outros hotéis, pousadas, motéis, hotéis fazendas e hotéis de selva. Hoje em nosso município existe uma grande variedade de meios de hospedagem.
Com relação à classificação e os tipos de hospedagem, há vários tipos e classificação que vai desde cinco estrelas até o mais simples. É claro que os hotéis considerados cinco estrelas, não oferecem um serviço digno de um hotel com esta classificação.
Quanto os pontos positivos e negativos dos meios de hospedagens, são muitos, citarei alguns:
Pontos Positivos;
1 – O bom atendimento
2 – Bons hotéis
Pontos negativos:
1 – Falta de mão de obra qualificada.
2 – Falta de transporte para os hospedes
3 – Falta de intérprete para atender o turista estrangeiro.
A minha