A origem e desenvolvimento da globalização financeira
GLOBALIZAÇÃO FINANCEIRA
Resumo O presente trabalho abordar características da globalização financeira relevantes para a definição de uma ordem econômica internacional. Para isto é apresentado que a globalização é a resultante da interação da progressiva liberalização financeira e da crescente mobilidade dos capitais. Desta forma, procura-se discutir a influência da liberalização financeira sobre o processo de acumulação de capital e a globalização através do grau de mobilidade dos capitais, regime cambial predominante, e a hierarquia entre as moedas.
Palavras-chave : Globalização financeira, liberalização, capitais.
Introdução Este texto propõe-se a examinar as características do processo da globalização financeira, que nos parecem essenciais enquanto definidoras de uma ordem econômica internacional. Inicialmente procura-se discutir as questões relativas a nova dinâmica da economia nos países desenvolvidos, ou seja, a influência da progressiva liberalização financeira sobre o processo de acumulação de capital. Desta forma, sintetizaremos a evolução dos acontecimentos que levaram a maior interdependência financeira. A maior vulnerabilidade dos países em desenvolvimento deve-se a dependência de poupança externa para financiar os freqüentes déficits em transações correntes. Diante da insuficiência de poupança domestica, a dinâmica das economias menos desenvolvidas depende dos movimentos de expansão e retração da liquidez internacional. Esse fato e ainda mais grave se o grau de exposição financeira torna-se muito elevado, porque induz a possibilidade real de ataques especulativos. O propósito deste trabalho é explicar o processo que tem posto em risco a estabilidade da economia de países em desenvolvimento.
1) A origem da globalização financeira As relações internacionais atualmente possuem interdependência entre países e principalmente mercados, em especial pela globalização financeira, que tem