A origem do serviço social na europa e no brasiç
[pic]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
O capitalismo surgiu como um grande divisor das sociedades e das relações entre os homens o capitalismo gera um o mundo de cisão da ruptura da exploração da maioria pela minoria, um mundo em que a luta de classes se transforma na luta pela vida, e superação da sociedade burguesa. A igreja se divide em dois campos: o catolicismo e protestantismo. A prática social, desenvolvida pelo Serviço Social europeu sob influência da Igreja Católica, teve como preocupação maior a questão da pobreza, mantendo-se, sagazmente distante das manifestações dos trabalhadores, pois seu grande objetivo era cooptá-los, levando-os a um ajustamento da ordem social vigente.
A questão social deixou de ser tratada como caso de polícia para ser reconhecida como deficitária da relação entre capital e trabalho, pois os capitalistas tiveram de reconhecer que não era mais possível dominar pela repressão, uma vez que este tratamento gerava conflitos e interferia de maneira negativa no processo de produção. Sentia-se assim a necessidade da criação de “consensos”. Assim, a institucionalização do serviço social se deu por uma determinação histórica específica, conforme afirma Iamamoto (1990 p 86-87): dar condições de extração de mais valia, propiciar o equilíbrio entre capital e trabalho, criar condições político-ideológicas ás manutenção das relações sociais, etc. Era necessário um acompanhamento sistematizado aos trabalhadores para impedir que as contradições geradas entre o capital e o trabalho ameaçassem a ordem vigente.
A demanda por formação técnica especializada terá no Estado seu setor mais dinâmico, ao mesmo tempo em que passará a incentivá-la, institucionalizando sua progressiva transformação em profissão legitimada dentro da divisão sociotécnica do trabalho.
DESENVOLVIMENTO
O capitalismo surgiu como u grande divisor da história das sociedades e das relações entre os