a origem do futebol e sua e suas diferenças com o futsal
O futebol é fruto da evolução histórica de inúmeros jogos, praticados por diferentes povos em diferentes épocas, foi alvo de um processo de institucionalização, tornando-se um dos pilares do esporte moderno.
Historiadores e arqueólogos apontam praticas semelhantes no Egito e na Babilônia porem as informações mais precisas apontam para a China onde era praticado o tsutchu ( golpe na bola com os pés) a aproximadamente 2.300 anos. Criados por Yang-Tse, membro da guarda do imperador Huang-Ti, com o objetivo de treinar os soldados para a guerra.
No Japão, cerca de 500 ou 600 anos após surgiu o kemari, onde não se contavam os pontos e o objetivo do jogo era apurar o domínio da bola com os pés, também com propósitos militares.
Na Grécia no séc. 1ac. Se praticava o epyskiros era muito popular apesar de não participar dos jogos olimpikos. Seu objetivo era ultrapassar a linha adversaria com a bola.
Em Roma na Itália praticava-se o harpastum, inspirada no jogo grego usavam uma bola de couro semelhante á atual ( o couro envolvia uma bexiga de boi cheia de ar e o campo era retangular). A bola deveria passar de jogador em jogador, até que um deles tivesse condições de passar a bola pela linha de meta adversária.
Os romanos ao chegar a Bretanha afirmam ter encontrado por lá um futebol nativo motivo pelo qual os Ingleses afirmam serem inventores do esporte. Era denominado ludus pilae era muito bruto e praticado durante as terças-feiras de carnaval, com aproximadamente 500 pessoas de cada lado, disputando a bola para ultrapassar a linha de meta adversaria esbofeteando-se e causando grande confusão.
No mesmo período enquanto a Inglaterra combatia o futebol, o mesmo foi estimulado pelos Italianos que até onde se sabe foram os primeiros a colocar regras.
Posteriormente foi praticado por Franceses e implantado nas escolas pelos ingleses até que chegou a o brasil pelas mãos de Charles Muller.