A Origem da Vida
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
INTRODUÇÃO A GEOCIÊNCIAS
PROF. MICHAEL VANDESTEEN SILVA SOUTO
A ORIGEM DA VIDA
TEORIAS E EVOLUÇÃO
CAROLINY SOARES SILVA
GABRIELA ALVES VALENTIM
GISLEYNE DE LIMA PINHEIRO
IGOR MOURA BARBOSA
JENNIFER BRUNA OLIVEIRA DE BRITO
LETÍCIA MEDINA DE ALBUQUERQUE ARAGÃO
FORTALEZA
AGOSTO DE 2014
2
INTRODUÇÃO
Sabemos que os primeiros organismos do planeta foram seres Procariontes, formas de vida unicelulares que continham DNA. Posteriormente vieram os Eucariontes que eram mais complexos, possuíam algum tipo de organização e algumas organelas.
Em seguida surgiram os peixes, que deram origem aos anfíbios, que evoluíram para répteis e aves. Desses répteis evoluíram os sinapsídeos, ancestrais dos mamíferos, que permaneceram na periferia durante a ascensão dos dinossauros. Até que depois da extinção desses grandes répteis os mamíferos puderam se desenvolver e prosperar. Neste trabalho buscamos situar esses complexos processos na linha de tempo geológico e definir os organismo chaves que tornaram a evolução biológica possível.
Serão abordadas as teorias sobre surgimento da vida, Teoria da Geração
Espontânea, Hipótese de Oparin-Haldane, Teoria da Panspermia cósmica e as
Hipóteses Autotrófica e Heterotrófica. Também serão apresentadas as mudanças geológicas sofridas pelo planeta Terra, tais que são fundamentais para a origem e desenvolvimento das espécies atuais.
3
ORIGEM E EVOLUÇÃO DA VIDA
Acredita-se que o planeta Terra surgiu por volta de 4,5 bilhões de anos. O aparecimento da vida teria ocorrido a cerca de 3,5 bilhões de anos, no éon
Arqueano.
A medida em que a ciência se desenvolveu foram feitas diversas tentativas para explicar o surgimento da vida em nosso planeta e como esses organismos viviam naquele ambiente. Entre as teorias mais conhecidas estão a Teoria da Geração
Espontânea - acredita que a origem da vida ocorreu a partir de matéria inorgânica através de uma força