A origem da vida
A ORIGEM DA VIDA
Aline Oliveira
Aron Vinícius
Danilo Neris
Stanley Bonfim
Sebastião Laranjeiras - 2012
APRESENTAÇÃO
Nesse trabalho temos o objetivo de informar e esclarecer as diversas dúvidas sobre a Origem da Vida. Trazemos de forma simples e resumida uma explicação sobre um assunto que deveria ser de conhecimento de todos, por esse motivo, buscamos por materiais que pudessem nos auxiliar e fizemos esse trabalho tanto para adquirirmos mais conhecimento quanto para que possamos passá-lo adiante.
SUMÁRIO
A ORIGEM DA VIDA
Sabemos que cientistas ou até mesmo outras pessoas que não trabalham nesse ramo sempre quiseram saber como nasceram e se desenvolveram o Universo e os astros que delem fazem parte como as estrelas, os planetas e os cometas, mas até o presente momento, a Teoria do Big Bang é utilizada para explicar o surgimento do Universo. Segundo essa teoria o Universo estava originalmente concentrado em um volume extremamente pequeno, com altíssima densidade e temperatura. Como mostra a foto a seguir: A partir desse fenômeno pode se determinar o estado atual do Universo, resumidamente:
• Formação das partículas mais elementares da matéria;
• Formação dos prótons e nêutrons;
• Formação do hidrogênio e do hélio;
• Formação das nuvens de matéria que originam galáxias e estrelas;
• Formação dos sistemas planetários incluindo o Sistema Solar e a Terra;
Formação da Terra
Acredita-se que nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos e, durante cerca de um bilhão de anos, sofreu processos importantes, como seu resfriamento, viabilizando o surgimento da vida.
Os Vestígios de vida mais antigos
Muitos cientista acreditam que os primeiros vestígios de vida conhecidos foram produzidos por cianobactérias, bactérias fotossintentizantes. O aparecimento da fotossíntese, a produção de alimento a partir de substâncias inorgânicas