A origem da filosofia - atividades
1- Explique o significado da Palavra filosofia.
A palavra filosofia é grega. É composta de duas outras: philo e sophia. Philo quer dizer “aquele ou aquela que tem um sentimento amigável”, pois deriva de philia, que significa “amizade e amor fraterno”. Sophia quer dizer “sabedoria” e dela vem a palavra sophós, sábio.
Filosofia significa, portanto, “amizade pela sabedoria” ou “amor e respeito pelo saber”. Filósofo: o que ama ser sábio, que é amigo do sábio ou tem amizade pelo saber, deseja ser sábio.
Assim, filosofia indica a disposição interior de quem estima o saber, ou o estado de espírito da pessoa que deseja o conhecimento, o procura e o respeita.
2- Quais são os argumentos da autora para a afirmação: “A filosofia é grega”.
Quando se diz que a Filosofia é um fato grego, o que se quer dizer é que ela possui certas características, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepções sobre o que sejam a realidade, o pensamento, a ação, as técnicas, que são completamente diferentes das características desenvolvidas por outros povos e outras culturas.
3- Procure elencar as contribuições da Filosofia para o Ocidente.
Com a filosofia, os gregos instituiram para o Ocidente europeu as bases e os principios fundamentais do que chamamos razão, racionalidade, ciência, ética, politica, técnica, arte.
Do legado filosófico grego, podemos destacar como principais contribuições as seguintes: • A ideia de que o conhecimento verdadeiro deve encontrar as leis e os princípios universais é necessários do objeto conhecido e deve demonstrar sua verdade por meio de provas ou argumentos racionais. Ou seja, em primeiro lugar, a ideia de que um conhecimento não é algo que alguém impõe a outros e sim que deve ser compreendido por todos, graças a argumentos, debates e provas racionais. E, em segundo lugar, a ideia de que um conhecimento só e verdadeiro quando explica racionalmente o que é a coisa conhecida, como ela é