Administraçao
8. Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência conforme atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços a seus consumidores. Essa idéia é aplicável a qualquer tipo de organização, embora tivesse usando como ponto de partida uma empresa industrial.
O trabalho do dirigente consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização, de modo que as atividades de planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar estejam numa sequência lógica. (MAXIMIANO, A. C. A. “Teoria Geral da Administração: Da Revolução Urbana à Revolução Digital”. 5.a ed, São Paulo: Atlas, 2005, pág. 75). Uma vez organizada a empresa, seus colaboradores necessitam de ordens para saber o que fazer. Suas ações precisam de coordenação e suas tarefas precisam de controle gerencial. Esse é o papel dos gerentes na visão de Fayol. (MAXIMIANO, A. C. A. Fundamentos de Administração: Manual Compacto para Cursos de Formação Tecnológica e Sequenciais. São Paulo: Atlas, 2004, pág. 50).
De acordo com as considerações de Maximiano, pode-se afirmar que Fayol claramente dividiu quem “pensa” de quem “faz”. Explique essa afirmativa.
R: sim
• Tema 3:
7. Por que os resultados iniciais da Teoria das Relações Humanas foram considerados ingênuos?
R: Pois tanto os patrões quanto os funcionários tinham um pensamento em comum o lucro mas não se juntavam para chegar ao mesmo denominador que era um faturamento maior e um salário melhor e ambos valorizavam símbolos baratos que não traziam nenhum beneficio os patrões tanto quanto pára os funcionários
• Tema 4:
9.Pesquise sobre Balanced Scorecard e explique como essa tecnologia de gestão é capaz de auxiliar na tomada de decisão organizacional.
R: Esta resposta apresenta uma comparação entre alguns modelos de medição de desempenho.
Ressalta o Balanced Scorecard (BSC) como uma ferramenta atual,