A Origem da engenharia
A palavra engenharia é oriunda do Latim (ingeniu que significa faculdade inventiva, talento). A engenharia é a ciência agregada ao esforço para empreender resultados tácitos ou não. Em geral estes resultados são provenientes de trabalhos com focos em áreas especificas em que se possui um amplo conhecimento, sem nunca se esquecer da preservação ambiental, calculando possíveis impactos e planejando soluções.
Engenharia na Pré-História
A engenharia é tão antiga quanto à humanidade e anda junto com as evoluções humanas, pois desde os primórdios da humanidade o homem necessitava de artefatos para auxiliar no seu cotidiano. Graças à engenharia, o Homem produziu itens como pedras pontiagudas, o que facilitou o preparo de caça para sua alimentação. A partir de então a engenharia se tornou essencial para a sobrevivência e evolução da humanidade, pois permitia a produção de novos itens e técnicas para aperfeiçoar suas tarefas.
De acordo com estudos de paleontologia, os primeiros hominídeos eram carnívoros e, como não possuíam dentes ou garras afiados, necessitaram de alguma ajuda para superar esse problema. Isto os levou à fabricação de ferramentas, que inicialmente eram pedras lascadas para ficarem com a ponta aguçada e se transformarem em objetos cortantes. Estima-se que as mais antigas ferramentas, encontradas na Tanzânia, foram fabricadas há cerca de 1 750 000 anos, por uma população pré-humana, usados de forma bastante rudimentar.
Após descoberta do fogo uma verdadeira revolução técnica aparece, provocando um conjunto de modificações culturais caracterizado, basicamente, pela introdução da agricultura.
Os exércitos empregavam máquinas e invenções complexas como a artilharia que foi desenvolvida pelos gregos, como a engenharia naval emerge em Portugal. Os novos tipos de navios então desenvolvidos como a caravela e o galeão.
Engenharia na Modernidade
Com o surgimento da escrita foi possível armazenar e transmitir conhecimentos e experiências