A origem da contabilidade
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE É TÃO ANTIGA QUANTO A PRÓPRIA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO. ESTÁ LIGADA AS PRIMEIRAS MANIFESTAÇÕES HUMANAS DA NECESSIDADE SOCIAL DE PROTEÇÃO A POSSE E DE PERPETUAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DOS FATOS, COM O OBJETO MATERIAL DE QUE O HOMEM SEMPRE DISPÔS PARA ALCANÇAR OS FINS PROPOSTOS.
DEIXANDO A CAÇA O HOMEM VOLTOU-SE A ORGANIZAÇÃO DA AGRICULTURA E DO PASTOREIO. A ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA ACERCA DO DIREITO DO USO DO SOLO ACARRETOU EM SEPARATIVIDADE,ROMPENDO A VIDA COMUNITÁRIA, SURGINDO DIVISÕES E O SENSO DA PROPRIEDADE. ASSIM CADA PESSOA CRAVA SUA RIQUEZA INDIVIDUAL.
A ORIGEM DA CONTABILIDADE ESTÁ LIGADA A NECESSIDADE DE REGISTROS DO COMÉRCIO. HÁ INDÍCIOS QUE AS PRIMEIRAS CIDADES COMERCIAIS ERAM DOS FENÍCIOS, A PRÁTICA DO COMÉRCIO NÃO ERA EXCLUSIVO DESTES,SENDO EXERCIDA NAS PRIMEIRAS CIDADES DA ANTIGUIDADE.
A ATIVIDADE DE TROCAS E VENDAS DOS COMERCIANTES SEMÍTICOS,REQUERIA O ACOMPANHAMENTO DE SEUS BENS QUANDO A TRANSAÇÃO ERA EFETUADA. NA MEDIDA QUE O HOMEM COMEÇAVA A POSSUIR MAIOR QUANTIDADE DE VALORES,PREOCUPA-LHE SABER QUANTO PODERIA RENDER E QUAL A FORMA MAIS SIMPLES.FOI O PENSAMENTO DO FUTURO,QUE LEVOU O HOMEM A OS PRIMEIROS REGISTROS A FIM DE QUE PUDESSE CONHECER AS SUAS REAIS POSSIBILIDADES DE USO, E QUAL A FORMA MAIS SIMPLES DE AUMENTAR SUAS POSSES, TAIS INFORMAÇÕES NÃO ERA DE FÁCIL MEMORIZAÇÃO QUANDO JÁ EM MAIOR VOLUME REQUERENDO REGISTROS.
COM O SURGIMENTO DAS PRIMEIRAS ADMINISTRAÇÕES PARTICULARES APARECIA A NECESSIDADE DE CONTROLE QUE NÃO PODERIA SER FEITO SEM O DEVIDO REGISTRO, A FIM DE QUE SE PUDESSE PRESTAR CONTA DA COISA ADMINISTRADA.É IMPORTANTE LEMBRARMOS QUE NAQUELE TEMPO NÃO HAVIA O CRÉDITO, OU SEJA AS COMPRAS,VENDAS E TROCAS ERAM A VISTA,POSTERIORMENTE EMPREGAVAM-SE
RAMOS DE ÁRVORE ASSINALADOS COMO PROVA DE DÍVIDA OU QUITAÇÃO.COM O DESENVOLVIMENTO DO PAPIRO(PAPEL) E DO CÁLAMO (PENA DE ESCREVER) NO EGITO ANTIGO FACILITOU EXTRAOR DINÁRIAMENTE O REGISTRO DE INFORMAÇÕES SOBRE NEGÓCIOS.
A HISTÓRIA DA