A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE NA VISÃO DE ARISTÓTELES
Trabalho de Filosofia
Resumo
A humanidade, desde os primórdios, buscou na sociedade uma forma de defesa e sobrevivencia. Esse trabalho, com o objetivo de esclarecer dúvidas e dar maior entendimento à sociedade atual buscou nos livros de Aristóteles seus ideais e linha de raciocinio que se distingue em qualquer tempo, seja ele arcaico ou hodioderno.
Palavras – chave: Aristóteles. Organização da Sociedade. Filosofia.
1 - INTRODUÇÃO
Desde o nascimento da criança ela já está inserida num tipo de sociedade. A geração dela já é proeminente de um relação social. É impossivel para qualquer ser humano viver sem relacionar-se, seja religião, familia ou cidade, em qualquer das hipoteses será necessário a convivencia com outros seres. Mesmo que uma pessoa escolha viver isolada da cidade, ela provavelmente irá morrer sozinha, pois é natural do homem comunicar-se e relacionar-se com outros da mesma espécie. Há animais que tem a habilidade de viver sozinhos por muito tempo, mas mesmo assim, periódicamente se juntam para acasalar e dar continuidade à espécie. É uma necessidade básica e natural dos seres vivos. Aristóteles busca em seus livros explicar de forma ética a necessidade do ser humano viver em sociedade, além de exemplificar os tipos de sociedade. Este trabalho com base nos livros de Aristóteles, busca transformar o conhecimento da época de Aristóteles para responder questões atuais sobre a sociedade, de forma clara e simplificada.
2 - A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
A sociedade surgiu da necessidade de sobrevivência dos indivíduos, de dar continuidade à espécie, segundo Aristóteles; “esta dupla união do homem com a mulher, do senhor com o escravo constitui antes de tudo a família. Hesideo disse que a primeira família formou-se da mulher e do boi feito pra lavra. Com efeito o boi serve de escravo aos pobres. Assim a sociedade constituída para prover as necessidades cotidianas é a família formada