A onda
A Onda
A Onda (2008) é um remake do filme lançado em 1981, que descreviam de forma relativamente fidedigna os eventos ocorridos no colégio de Palo Alto, a versão 2008 apresenta como seria um típico colégio alemão do início do século XXI. O moderno professor Rainer Wenger, dirige até a escola ao som do Rock’Roll Highschool, da banda Ramones. Na semana marcada para a realização de workshops em ciência política, as classes serão de autocracia1 e anarquia2.
Rainer estudou no bairro de Kreuzberg, histórico reduto da militância de esquerda em Berlim, morou em lugares invadidos por cinco anos e faz passeatas no 1º de maio, se sente muito mais próximo ao tema de anarquia, no entanto Villad, um professor conservador foi quem apresentou primeiramente o planejamento sobre o tema, cabendo a Rainer aceitar trabalhar com autocracia “a sorte está lançada”. Wenger não é bem visto entre o grupo de professores, não se alinha ao modo de vestir, à formalidade e o distanciamento com que seus colegas tratam os estudantes; é criativo e nada convencional, visto então por seus colegas como um “rebelde”.
Em um bar, entre alguns dos jovens que participarão da classe de autocracia estão Dennys e Martin conversando e bebendo, Dennys diz ao colega: “... parece que nada mais vale a pena a gente só quer se divertir o que falta para nossa geração é um objetivo comum para unir a gente...”, a cena nos mostra gestos obscenos, bebida, música alta, sensualidade enfim nos mostra uma geração carente, sem esperança que apenas deixa a vida passar sem ter um ideal coletivo pelo qual lutar.
O curso tem duração de uma semana na segunda – feira Rainer lança a pergunta sobre o que é autocracia, os alunos têm ideias dispersas, como: “Quando um indivíduo ou grupo domina as massas”, “ditadura3” e “3º Reich”, enfim o professor organiza as ideias e define: “autocracia é uma palavra derivada do grego e significa autogoverno, auto significa (próprio) e cracia (poder), na autocracia o indivíduo ou grupo no