Filo
O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro. Fundado em 10 de fevereiro de 1980 no Colégio Sion em São Paulo, porém foi oficialmente reconhecido no dia 11 de fevereiro de 1982. Um partido que reunia lideranças sindicais tuteladas pelo Ministério do Trabalho, enquanto os sindicatos oficiais sofriam intervenção governamental.
O partido é fruto da aproximação dos movimentos sindicais, a exemplo da Conferência das Classes Trabalhadoras (CONCLAT) que veio a ser o embrião da Central Única dos Trabalhadores (CUT), grupo ao qual pertenceu o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, com antigos setores da esquerda brasileira.
O PT surgiu, assim, rejeitando tanto as tradicionais lideranças do sindicalismo oficial, como também procurando colocar em prática uma nova forma de socialismo democrático como forma de organização social, representando os trabalhadores e as classes populares.
Apareceu no cenário político para ser uma grande força de oposição e representante dos trabalhadores e das classes populares. De base socialista, o PT defende a reforma agrária e a justiça social. Atualmente, governa o país através da presidente Dilma Roussef, sucessora de Luis Inácio Lula da Silva.
Ideologia Atuais
Articulação - Unidade na Luta - AUNL (integra o campo Construindo um Novo Brasil - CNB).
Articulação de Esquerda - AE
Brasil Socialista - BS
Democracia Radical - DR (integrou o Campo Majoritário)
Democracia Socialista - DS (integra o campo Mensagem ao Partido)
Esquerda Democrática - ED
Fórum Socialista - FrS
O Trabalho - OT
Esquerda Popular Socialista - EPS
Esquerda Marxista do PT - EMPT
Militância Socialista
Movimento PT
Movimento de Ação e Identidade Socialista - MAIS
PT de Luta e de Massas - PTLM
União de Bases, Esperança Vermelha (tendência municipal - Volta Redonda/RJ)
Um Novo Rumo para o PT - NR
Esquerda Marxista do PT- EMPT: A Esquerda Marxista luta pelas reivindicações, democráticas,