A OBSIDADE COMO UM FENOMENO SOCIAL
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO/2013
A OBESIDADE COMO UM FENOMENO SOCIAL
Trabalho apresentado a disciplina Intervenção Psicossocial II, do curso de Psicologia, da Faculdade de Ciências Humanas e Letras do Centro Universitário Newton Paiva,
Área de concentração: Ciências Humanas.
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO/2013
A obesidade é um tema relevante, uma vez que hoje é considerada uma epidemia mundial e atualmente 12% da população mundial é considerada obesa. Por causa dos riscos que carrega, a obesidade vem sendo considerada, nos países desenvolvidos, como um grande problema de saúde pública, principalmente porque esses casos estão sobrecarregando o sistema público de saúde no tratamento de excesso de peso e das doenças ligadas a esse problema (NUNES, 1996, p.207).
A motivação para escolha do tema teve como intuito a tentativa de conhecer as representações sociais da obesidade, que atualmente é reconhecida como um problema da saúde pública.
A obesidade é definida como um aumento de peso do corpo, na qual a reserva de gordura natural aumenta tanto que passa a estar associada com certos problemas de saúde, apesar de se tratar de uma condição individual a obesidade é cada vez mais vista como um sério e crescente problema de saúde pública, podendo atingir a maior parte da população, não há especificação de sexo ou faixa etária de idade, qualquer pessoa pode se tornar um obeso. A obesidade é decorrente de vários fatores, como por exemplo, a falta de atividade física, o consumo de alimento com alto teor de calorias como, por exemplo, Fast-Food e comidas industrializadas, a obesidade também pode ser por tendência genética. Segundo Bjorntorp 1 (2003, citado por OLIVEIRA, LINARDI e AZEVEDO, 2004) “Trata-se de um fenômeno multifatorial que envolve componentes genéticos, comportamentais, psicológico, sociais, metabólicos e endócrinos”.