A observação de alguns organelos celulares
- Observações realizadas, com utilização de métodos histoquímicos e colorações vitais, para o estudo do núcleo e de mitocôndrias (condriossomas, cujo conjunto constitui o condrioma), em preparações da epiderme interna do bolbo de Allium cepa L. Figura 1 - Aspecto geral observado, a uma ampliação de 100x, de uma preparação extemporânea da epiderme interna do bolbo de Allium cepa L., na qual se utilizou o corante electivo do núcleo - carmim acético. Legenda:
1. Núcleo;
2. Parede celular.
Figura 2 - Aspecto observado a uma ampliação de 1000x, de uma preparação extemporânea da epiderme interna do bolbo de Allium cepa L., na qual se utilizou o corante electivo do núcleo - carmim acético.
Legenda:
1. Núcleo; 2. Nucléolos; 3. Parede celular; 4. Invólucro nuclear. É possível observar que apenas o núcleo ficou corado, devido às características específicas do corante utilizado (daí sua designação de electivo, visto que apenas cora um tipo de organelo). No aspecto geral (fig. 1) verifica-se que as células apresentam um aspecto avermelhado. Tal deve-se a que o corante foi utilizado como meio de montagem, e não a que estas se apresentem verdadeiramente coradas na totalidade. As paredes celulares apresentam também uma cor avermelhada, que se deve apenas a algum corante que tenha ficado retido nestas, e não a uma coloração efectiva. Figura 3 - Aspecto geral observado, a uma ampliação de 100x, de uma preparação extemporânea da epiderme interna do bolbo de Allium cepa L., na qual se utilizou o corante electivo do núcleo - verde de metilo acético.
Legenda:
1. Núcleo;
2. Parede celular.
Figura 4 - Aspecto observado, ao microscópio óptico normal e a uma ampliação de 1000x, de uma preparação extemporânea da epiderme interna do bolbo de Allium cepa L., na qual se utilizou o corante electivo do núcleo - verde de metilo acético.
Legenda:
1. Núcleo; 2. Nucléolos; 3. Parede celular; 4. Invólucro nuclear. É