Vulcoes
Na hierarquia de organização da vida, a célula ocupa um lugar particular, pois constitui a mais pequena unidade estrutural em que as propriedades da vida se manifestam.
Alguns seres vivos são constituídos por uma só célula – seres unicelulares – outros são multicelulares, ou seja, são seres pluricelulares, podendo apresentar milhares de milhão de células. A nível celular, a vida emerge como resultado de uma grande complexidade de interacções entre diversos componentes.
No decurso do tempo houve a evolução de duas grandes categorias de células: células procarióticas e células eucarióticas.
Tanto as células procarióticas como as células eucarióticas apresentam na sua constituição alguns aspectos comuns:
Membrana celular
Citoplasma
Ribossomas
Material genético As células procarióticas, representadas pelas bactérias, têm dimensões compreendidas entre 1 e 10 µm e são estruturalmente mais simples do que as células eucarióticas. Não possuem núcleo, o ADN constitui o nucleóide e, em contraste com o núcleo da célula eucariótica, não têm invólucro nuclear. Exteriormente á membrana plasmática, a maioria das células procarióticas tem uma complexa parede celular que protege a célula e ajuda a manter a sua forma. Em alguns procariontes, a rodear a parede celular existe uma outra estrutura, chamada capsula, que tem também uma função protectora. Alguns procariontes apresentam ainda na sua superfície prolongamentos chamados pili (singular pilus), quando são pequenos e em grande número, e designados por flagelos, se são grandes e em pequeno numero.
As células eucarióticas são fundamentalmente semelhantes entre si e profundamente diferentes das células procarióticas. Além da presença de um núcleo nas células eucarióticas, outra diferença obvia é a variedade de estruturas que apresentam