A Obesidade Uma Doen A Da Modernidade
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, em parceria com Instituto Nacional de Câncer (Inca) revelou, o Rio de Janeiro é a capital com maior incidência de pessoas com sobrepeso ou obesidade – cerca de 48% da população sofre deste problema. Um estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apontou, 8% das hospitalizações de homens e mulheres estão associadas ao excesso de peso. Por que existem cada vez mais obesos no mundo? Quais os riscos à saúde e como prevenir este mal?
Lenita Zajdenverg, professora adjunta da nutrologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, explica que os riscos da obesidade são diversos. “A obesidade aumenta o risco de problemas cardiovasculares, dislipidemias, aumenta o triglicerídeos e diminui o colesterol bom – HDL, torna mais alto o risco de doenças como gota, vários tipos de tumores (cânceres de mama, vesícula e endométrio) e varizes. Além disso, piora quadros de artrose e, se for muito severa, pode provocar alterações respiratórias.”
Quem apresenta gordura acumulada na região do abdômen – a famosa barriga – deve se preocupar. “O acúmulo de gordura abdominal reflete, também, excesso de gordura nas vísceras abdominais, como o fígado, principalmente. Isto pode provocar resistência à insulina (diabetes), pressão alta e risco de infarto precoce”, explica a professora. Mulheres com cintura acima de 80 cm, e homens com mais de 94 cm de barriga têm risco aumentado.
Causas
A obesidade pode ser gerada por diversos