sedentarismo
Ano Letivo 2012/2013
Educação fÍsica
Indíce
Introdução
Sedentarismo na Sociedade Atual
Consequencias do Sedentarismo
Indice de Massa Corporal
Benefícios da prática regular da atividade fisica regular
Conclusão
Bibliografia
Introdução
O Sedentarismo é considerado a “doença do século”, cada vez mais observamos que a obesidade começa na infância, e a utilização da tecnologia torna-nos cada vez mais sedentários. Deste modo o meu trabalho, realizado no âmbito da disciplina de Educação Fisica, vai insidir-se sobre as consequências associadas ao sedentarismo.
O Sedentarismo na Sociedade Atual
O Sedentarismo é classificado como uma doença e atinge cada vez mais pessoas no mundo. A falta de atividade física causa o sedentarismo que como consequência traz o aparecimento de doenças graves que podem custar a vida.
Hoje mais de 60% da população não pratica nenhum tipo de atividade física.
Uma das principais causas são as modernidades que encontramos atualmente, pois o conforto acabou tomando conta das pessoas e cada vez não damos conta disso e mesmo sem saber a população acaba ficando acomodada. O sedentarismo pode ainda acelerar o envelhecimento. Para sair da classificação do sedentarismo, o ser humano precisa gastar 2.200 calorias por semana.
Também a própria falta de segurança urbana acaba sendo um obstáculo para quem pretende fazer atividades físicas. Diante dessas limitações, tornar-se ativo pode ser uma tarefa mais difícil, porém não de todo impossível.
Consequências do Sedentarismo
O sedentarismo é considerada a “doença do século”, cada vez mais observamos que a obesidade começa na infância, e o que a tecnologia nos oferece torna-nos cada vez mais sedentários. Isto acarreta um grande risco à saúde: o sedentarismo está associado ao aumento da incidência de diversas doenças e males.
Problemas da vida sedentária:
Obesidade
O excesso de peso pode provocar o surgimento de vários problemas de