A Nova Pirâmide Etária Brasileira
RESUMO
O Brasil vem passando por grandes transições demográficas nas últimas três décadas. O aumento da expectativa de vida, a redução da taxa de fecundidade e o ingresso da mulher no mercado de trabalho, são alguns dos fatores que levaram a uma rápida modificação no desenho da pirâmide etária brasileira. Este artigo tem como objetivo levantar e explicar tais fatores que levaram a esse processo de transição, bem como discutir sobre as consequências de controle da natalidade na Europa, comparando-os com o Brasil e, a partir dessa comparação, refletir sobre as consequências do acelerado envelhecimento do povo brasileiro.
Palavra-chave: Pirâmide etária. Envelhecimento da população.
1. INTRODUÇÃO Quantos somos no Brasil? Aumentamos ou diminuímos de número? Nossa sociedade mudou? Temos uma população envelhecida ou predominantemente jovem? E de que forma essas problemáticas afetam a sociedade? Neste aspecto alguma medida deve ser tomada? Este trabalho busca responder a essas perguntas, e tem como objetivo principal descrever a transição demográfica pela qual o Brasil está passando, e também indicar as possíveis consequências que essa mudança pode acarretar, além de sugerir possíveis intervenções político-sociais.
O Brasil está entre os cinco países com maior extensão territorial do mundo, mas tem uma baixa densidade demográfica, isto é, o número da população absoluta ser relativamente baixo em relação a sua enorme dimensão territorial. Ainda que sua densidade populacional seja baixa, há um crescimento populacional. O primeiro censo demográfico brasileiro foi feito em 1872. O país possuía cerca de 10 milhões de habitantes e depois de 140 anos esse numero passou a ser dezenove vezes maior, ou seja, em 2008