A norma IEEE 802.11
Graças ao Wi-Fi, é possível criar redes locais sem fios a elevado débito desde que o computador a conectar não esteja demasiado distante em relação ao ponto de acesso. Na prática, o WiFi permite ligar computadores portáteis,computadores de escritório, assistentes pessoais (PDA) ou qualquer tipo de periféricas uma ligação de elevado débito (11 Mbps ou superior) num raio de várias dezenas de metros no interior (geralmente entre 20 e 50 metros) ou de uma centena de metros em ambiente aberto.
Assim, os operadores começam a cobrir zonas com forte concentração de utilizadores (estações, aeroportos, hotéis, comboios,…) com redes sem fios. Estas zonas de acesso chamam-se “zonas wifi”.
A norma 802.11 estabelece as camadas baixas do modelo OSI para uma ligação sem fios que utiliza ondas electromagnéticas, ou seja:
• a camada física (notada às vezes camada PHY), propondo três tipos de codificações da informação.
• A camada ligação de dados, constituída por duas sub-camadas: o controlo da ligação lógica (Logical Link Controlo, ou LLC) e o controlo de acesso ao apoio (Media Access Control, ou MAC)
A camada física define a modulação das ondas radioeléctricas e as características da sinalização para a transmissão de dados, enquanto a camada ligação de dados define o interface entre o canal da máquina e a camada física, nomeadamente um método de acesso