A NO O DE ETICA
Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Ética é Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. Em conformidade com Aristóteles, ética significa “ciência do costume”.
Antes de Aristóteles, outros grandes filósofos já discutiam as questões éticas, mas atribui-se a ele a criação da filosofia prática, pois conseguiu delimitar as esferas das ações humanas, caracterizando-as pelo método e pelo conteúdo: o saber prático e a técnica fabricadora, bem como o saber teórico.
Seu principal trabalho literário é “Ética a Nicômaco”, que é referência das capacidades de aplicação sobre os estudos da Ética. Esta obra fixa a precisão de estruturar conhecimentos práticos que tendem à política social. Identificando dois caminhos da Ética: praxis individual e a praxis coletiva. Demonstrando finalmente que para o exercício reto da Política é fundamental a experiência da ética.
Para o grande filósofo, a ética é uma ciência prática porque resulta da ação humana. O homem atua voltado para um determinado fim ou uma finalidade, tendo em vista um bem a ser alcançado, pois, segundo o pensador macedônico:
“Toda arte e toda indagação, assim como toda ação e todo propósito, visam a algum bem, por isto foi dito acertadamente que o que bem é aquilo a que a todas coisas visam"1
Enquanto Platão acreditava que a lei deveria moldar o real, seu discípulo tinha uma visão contrária: A realidade deveria mudar a lei por ser a única forma de seu cumprimento ser extensivo a todos. Sócrates e Platão acreditavam que bastava ter conhecimento do bem para saber o que é ético e isto bastava para levar o ser a uma ação justa. Aristóteles estabelece dois pontos distintos: um advindo do que é propriamente humano (Dianoia) e outro metafísico associado ao conceito de Nous (a vida do divino em nós, inteligência pura).
Segundo o