A natureza
Trabalhar a sensibilidade, a beleza e a estética através dos óleos é uma prática há muito utilizada através dos povos, desde a Antigüidade até nossos dias. |
Quando unimos os óleos essenciais às mãos, que são força, com capacidade de transmitir energia, suavidade, firmeza, alívio e, sobretudo, amor, a esteticista pode levar soluções às pessoas para os mais variados objetivos.
Os óleos essenciais para as plantas são comparados aos hormônios, servindo de catalisadores das reações químicas. Atuam conforme o ambiente, mesmo após a sua separação da planta. As substâncias variam em seu comportamento conforme as condições do organismo em que são empregadas.
Como exemplo, temos a Citronela extraída das folhas, que é um excelente repelente de insetos usado em sítios e casas de praia, aromatizando o ambiente.
O óleo essencial de Sândalo, retirado da madeira, é calmante, sedativo, anti-séptico e atua na depressão e na insônia. Na estética, é utilizado em peles oleosas, acnéicas, com inflamações cutâneas e eczemas. Combina com rosa, lavanda e gerânio. Atua protegendo a planta do clima, cortes e depredações.
Se compararmos uma planta ao corpo humano, veremos que a raiz, o tronco e a casca são componentes vitais para a planta renascer, desenvolver da base, que é o corpo físico até o corpo astral, que são as flores. O corpo vital representa todo o tórax e o atral a cabeça.
Logo, os óleos essenciais das raízes, caule, tronco, folhas e frutos, referem-se basicamente à área torácica e à hipoderme. Estão presentes nas funções de