A Natureza E Papel Da F
http://www.instituto gamaliel.co m/po rtaldateo lo gia/a-natureza-e-papel-da-fe/teo lo gia
A Natureza e Papel da Fé digg Deus… nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos f oi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos… (2 Timóteo 1.9)
A doutrina que é Deus e somente Deus quem salva se estende à natureza e papel da f é na salvação. Os cristãos estão acostumados à ideia que somos “salvos pela f é”, mas nem sempre é claro para eles o que isso signif ica. Paulo coloca a f é em contraste com as obras em suas exposições sobre a salvação.
Contudo, as ideias simples de f é e obras são apenas abreviações de visões mais completas sobre o assunto. O apóstolo se opõe à visão que diz “Eu salvo a mim mesmo por minhas obras”, mas ele não substitui isso por “Eu salvo a mim mesmo por minha f é”! Todavia, alguns cristãos f alam e pregam como se essa f osse a doutrina apostólica, que não nos salvamos pelas obras, mas nos salvamos pela f é. Quando os cristãos esquecem que a salvação pela f é é posta como um contraste contra a salvação pelas obras, eles tendem a colocar o f oco sobre a f é como tal como o caminho ou o meio para a salvação. Mas a f é em si não pode salvar. Fé é um termo relacional – você crê em algo. É esse “algo” que salva você. Fé é somente um termo descritivo para a relação.
Isso é essencial porque Paulo não diz que Deus te salva porque você colocou sua f é nele. De f ato, isso seria verdadeiro a partir de uma perspectiva – depende do que “porque” signif ica – mas Paulo está considerando o cerne da questão. Ele diz que Deus te salva por causa do seu propósito e graça. Isto é, ele te salva por causa da sua própria razão e bondade. Se é assim, então pelo menos quando f alando neste nível, não podemos dizer que Deus te salva por causa de sua f é, visto que sua f é não é o mesmo que o propósito dele, e sua f é não é a graça dele. E se