A natureza da linguagem escrita
INTRODUÇÃO:
A lingüística moderna surgiu através do estudo da linguagem oral, para ir contra a gramática tradicional, pois o conhecimento vinha da linguagem literária. Hoje temos um estudo da linguagem escrita renovado, com base no que devemos saber sobre a linguagem oral, com comparações efetivas da fala e da escrita. A escrita tenta representar a fala e a fala procura simular a escrita. A fala é o pre-letramento;
A escrita é aquela que pretende representar a fala da forma mais natural possível; a escrita é aquela que se torna quase autônoma da fala, através de convenções rígidas; a fala é a que resulta do letramento.
A fala e a escrita: a natureza do estímulo
A corrente da fala
Fala e Escrita e a natureza do estímulo, auditivo para a fala e visual para a escrita. Somos nos ouvintes, que reestruturamos a cadeia sonora em unidade não – físicas, mas psicologicamente significativas como o fonema, a palavra e a oração.
O pigtograma
Todo o homem tem suas necessidades de se expressar e uma necessidade social de se comunicar, essas necessidades estão tão ligadas, que seria melhor dizer que o homem se expressa comunicando e que a sua comunicação é sua expressão individual.
Ao certo a fala era sua expressão auditiva e com o passar do tempo, a expressão visual desenvolve – se em duas direções distintas:o desenho como arte e o sistema pictográfico na comunicação.
O pictograma não é uma relação direta com a fala; mas representa a fala, passando a ser um simbolismo de segunda ordem. Assim, a fala representa idéias, e a escrita representa a fala.
O lograma (ou ideograma )
A etapa lexical-silábica inicia – com o pictograma, as quais foram estilizadas para facilitar o traçado, pois o uso era gradativamente convencionalizado. Os logramas (ou ideogramas) é o resultado dessa estilização e convencionalização.
Estilização constitui em retificar as linhas arredondadas dos pictogramas (pois no inicio os ideogramas eram “