A mídia e suas consequências
Atualmente os meios de comunicação tornaram se uma ferramenta de suma importância na sociedade, isso faz com que gere influências no dia a dia.
Podemos ver que esse fato é concreto, com a realidade de nossas escolas, pois nossas crianças assimilam informações negativas.
Negativas pela influência da violência, das drogas, do sexo, do consumismo, da desvalorização do professor como educador, uso do álcool, cigarro, a prática do bulling, música, redes sociais, dentre outras.
A mídia com o seu poder consegue influenciar em todos os aspectos da vida do ser humano, as pessoas espelham-se em biótipos impostos através dos meios de comunicação. As propagandas transmitidas na TV, impressas nos jornais, na internet ou mesmo no rádio conseguem transmitir uma imagem que irá refletir no comportamento de cada um que está tendo contato com o meio.
Hoje as pessoas seguem aquilo que “está na moda”, o que é imposto pela mídia: seja um corpo bem definido e esquelético, ou mesmo através do consumo de produtos de grifes famosas, transformando o seu habito pela busca do desejo e consumo exagerado.
As pessoas deixam de se satisfazerem com suas próprias vontades para fazer aquilo que é imposto pela mídia, seguem dietas rigorosas, gastam “rios de dinheiro”, fugindo do seu próprio controle. Com isso, gera diversos problemas como doenças, preconceito além de diminuir sua alto estima e correr o risco de se transformar em uma pessoa que não é.
Esses fatores contam muito na formação de uma criança por isso os pais e as escolas tem um papel importante nessa etapa da vida. Necessitam criar um elo, onde ambos se completam. No ambiente familiares pais educam conforme tradição e a escola complementa com projetos de conscientização com os alunos, fazer com que os alunos percebam o mau que faz ficar dependente da mídia, só porque ela faz parecer que é certo e com isso fazer com que as crianças busquem sua autonomia, e construam sua índole aproveitando o que