A mulher vítima de maus tratos
Curso: Serviço Social/5º Semestre
Problematização:
A mulher vítima de maus tratos
A violência contra a mulher é algo que está presente na vida das vítimas desde quando o mundo é mundo, mas infelizmente vem crescendo a cada dia mais e se tornando cotidiano na vida da população. Apesar dos direitos conquistados pelas mulheres e da tão mencionada igualdade dos sexos, a mulher ainda é considerado um ser inferior por muitos na Sociedade, principalmente pelo sexo oposto.
Mulheres essas que deveriam ser protegidas pelos seus parceiros, mas que ao invés disso são violentadas, humilhadas, abusadas, torturadas. A violência contra a mulher acontece de várias formas, como por exemplo: violência sexual, física e emocional, psicológica, religiosa, social e deixa seqüelas muitas vezes irreversíveis. A mulher vítima de maus tratos geralmente sofre de depressão, ansiedade, baixa auto-estima, medos, insônias, se entregam as drogas e as bebidas, tentam se matar e muitas vezes conseguem. Na maioria das vezes esses parceiros agressivos, são usuários de álcool ou drogas, e com o sistema nervoso alterado a pessoa se torna mais agressivo ao ponto de agredir a vítima de várias formas em alguns casos extremo chegando a matar. A maioria dos agressores alega que não se lembram do ato praticado no dia anterior, indo até a vítima pedindo desculpas e por medo, submissão e fatores econômicos a grande parte das vítimas não prestam queixas, escondem dos familiares por medo da reação dos mesmos e terminam por perdoar o agressor e vivenciando tudo novamente.
Apesar da Lei nº 11.340/06 denominada Lei Maria da Penha em vigor que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, os seus agressores parecem não se importar com o que possam lhe acontecer e continuam não respeitando e agredindo as mulheres de todas as formas possíveis. Infelizmente não é só a vítima que sofre, mas toda a família também acaba ficando abalada pelos