Enigmas de um crime
ENIGMAS de um crime. Direção de Álex de La Iglesia. Espanha, Reino Unido e França. Imagem Filmes., 2008. 1 filme (108 min): son., color. ; 16mm.
A trama aborda, os mistérios de enigmas matemáticos, desvendados pelo estudante Martin e o professor Seldom.
O autor do filme, Enigmas de um crime, Álex de La Iglesia é licenciado em filosofia pela Universidade de Deusto, começou a desenhar caricaturas nos fanzines Não, o maldito fanzine e metacrilato, e revistas como Trokola, Burdinjaun, o estuário Lazer o Comitiva dirigido por Torbes. Foi também nessa época, entre 1986 e 1989, quando De La Iglesia fondou em Bilbão um dos primeiros clubes de papel da Espanha, As Bolas.
Sua estréia foi no meio cinematográfico como diretor de arte no curta-metragem Mama (1988), Paul Berger e desempenhou a mesma tarefa no filme Tudo por dinheiro (1991), Henry Hurbizu. Seu primeiro curta, Mirindas assassinos (1991), chamou a atenção de Pedro Almodóvar cuja produtora El Deseo Films colaborou com a primeira característica da Igreja, Ação Mutante (1993).
A obra trata de um jovem chamado Martin que acabara de chegar à Inglaterra para morar com uma velha amiga chamada Julia e sua filha Beth de Arthur Seldom, um prestigiado professor de lógica a quem Martin sonhara em conhecer na Universidade de Oxford. Logo após sua chegada, uma série de assassinatos ocorrem, e as esperanças dos moradores da região estão postas em Seldom e Martin. Ao que tudo indica os crimes estão ligados por códigos, estranhos símbolos e números matemáticos que é deixado pelo assassino em um bilhete junto com uma hora que seria o momento do crime. É com o primeiro caso de assassinato que o professor e o estudante juntam-se para tentar desvendar o próximo código e assim impedir que mais crimes aconteçam. Os homicídios somam o total de quatro casos e cada qual com seu misterioso código.
Ao analisar o filme Enigmas de um Crime, percebemos que em primeiro momento, os protagonistas utilizam do