A mulher na sociedade atual
A principio na sociedade o âmbito de trabalho da mulher era restrito ao meio domestico. Contudo é visível uma mudança de comportamento social pôr parte do sexo feminino, frente ao mercado de trabalho estas vem mostrando-se aptas a ocuparem determinados cargos em empresas, antes ocupados apenas pelos homens, e exercerem tal função com ótimo nível de eficiência. Elas também estão mais presentes em todos os níveis de ensino do país procurando obter qualificação necessária a ocupação das mais variadas vagas no mercado de trabalho.
Após um longo tempo de inércia no meio político, estas passaram a ter certa assediada nesse meio. Passaram a ocupar inúmeros cargos, que da mesma maneira do mercado de trabalho eram exclusividade masculina. Alem disso alguns estudos relacionam a presença da mulher no poder com a redução dos índices de corrupção, mas não a erradicação desses índices. Elas também buscam maior aprovação de leis de âmbito familiar, que direta ou indiretamente afeta a ambos os sexos.
Apesar de todas essa mudanças ocorridas no decorrer dos anos, o preconceito em relação a mulher e sua atuação em diversos campos ainda gera inúmeros preconceitos. Há uma certa diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo, sem falar quer apesar da competência feminina, os homens sempre ocupam cargos superiores. Houve o aumento da participação delas na política, o numero de homens no poder e esmagador em relação ao de mulheres, valendo-se ainda do fato de os espaços mais institucionalizados serem ocupados pelo sexo masculino.
Dessa forma podemos perceber que o preconceito ainda mostra-se como um obstáculo presente a ascensão da mulher a sociedade, contudo essa vem aos