A mulher em buscas de novas alternativas de trabalho
BRENDA OLIVEIRA SANTOS
PROTAGONISMO E INVISIBILIDADE
Trabalho solicitado pelo professor Roberto Wanderley, referente a nota do 1º GQ da disciplina de Direito Processual Civil I.
MARÇO/2015
RECIFE
A MULHER EM BUSCA DE NOVAS ALTERNATIVAS DE TRABALHO
A 13º semana em comemoração ao dia da mulher Unicap contou com palestra acerca do tema “A Mulher em Busca de Novas Alternativas de Trabalho”, a qual foi ministrada pela Profa. Msc. Elizabeth Siqueira, professora da Unicap e coordenadora do intercâmbio, com a participação da Profa. Dra. Rogéria Gladys Sales Guerra, Advogada, Profª de Direito do Trabalho da Unicap da Srª Edla Maria Noronha, Coordenadora do Movimento Mulheres Contra o Desemprego, pela Srª Rosa Maria do Nascimento do Projeto Mães do Liceu - Uma experiência em economia solidária e da Profa. Msc. Elizabeth Siqueira, professora da Unicap e Coordenadora do Intercâmbio.
A palestra começou falando da forma predominante de trabalho na atualidade, a qual não se configura como aquela devidamente regulada, na forma da lei. As empresas procuram legislações trabalhistas e frágeis e flexíveis, além que devido ao sistema econômico neoliberal em que vivemos o desemprego se torna crescente. Nesse contexto a mulher sofre uma discriminação dupla por encontrar dificuldades materiais em uma realidade trabalhista perplexa por vícios.
Existem, hoje, grupo de mulheres que se reúnem para buscarem, juntas, alternativas para o desemprego estrutural vigente. A sugestão corrente é que as minorias se juntem para conquistarem reivindicações sociais, evitando assim, a formação das ditas ilhas sociais que separadas não possuem força demandatória suficiente para mudar o quadro em que se encontra o mercado de trabalho.
Uma das soluções encontradas para superar tal desemprego, esta na chamada economia solidária que procura trazer alternativas para esse caráter concorrencial que o mercando impõe, tentando, assim,