a Moda que consome
BERGAMO, Alexandre.A experiência do status: Roupa e moda na trama social. São Paulo. Editora Unesp, 2007
CAETANO,Carolina Capinelli, HELDI,Maria Silva Barros de. Reflexões sobre a moda como reflexo dos desejos da sociedade de consumo. 1ºECOM. Goiânia, 2011.
GODART, Frederic. Sociologia da Moda. São Paulo. Editora Senac, 2010
MIRANDA, Ana Paula de.Consumo de moda: A relação pessoa-objeto. São Paulo. Estação das letras e cores,2008.
OLIVEIRA, Talita Souza de. Moda:Um fator social. São Paulo, 2013 (via site pesquisa)
SILVA, Midierson Sebastião Maia da. Publicidade, desejo e gozo: Uma leitura psicanalítica da enunciação publicitária no consumo da moda. São Paulo, 2012 (via site pesquisa)
Projeto de Pesquisa
Tema :
A Moda que consome: Uma analise critica entre o desejo e a necessidade.
Objetivos:
Vivemos em um século onde muito é pouco,através de dados já constatados, podemos perceber que a sociedade vem consumindo cada vez mais, uma moda descartável, que é alterada a cada estação, o que gera um desejo de adquirir produtos que não se é necessário.
Alimentada pelos veículos de comunicação, a publicidade e o marketing tem tido um grande papel em aguçar os desejos dos consumidores ao redor do mundo, e este desejo tem levado ao longo dos anos milhares de pessoas a ruína financeira, se endividando a cada novidade imposta.
Desde o início da historia podemos observar que a moda tem grande poder para interferir nos costumes de uma sociedade e essa ditadura imposta por ela acaba por exigir padrões que atravessam as linhas da pobreza e exigi de cada individuo uma superação pessoal.
Isso nos leva a um novo padrão social, um padrão que nutre um status de vida, que geralmente foge da verdadeira situação econômica que se tem e para conseguir manter este status é necessário utilizar meios que são oferecidos e na grande maioria dos casos, quase sem burocracia, são eles os cartões de credito e até mesmo cartões que