A moda em "Os Maias" - trabalho de grupo
A moda no final do século 18 e começo do século 19, em França divide-se em três períodos: o diretório (1789-1799), que se caracteriza por ser um período de mudança brusca nos trajes; o império (1800-1815), basado na silhueta neoclássica; o chamado período de regência, cuja moda muda gradualmente para o estilo romântico.
Era romântica: no começo do sec.19 houve um revival da era medieval, o chamado período romântico. Esse nome deriva do facto de a arte, a literatura e a música se focarem em emoções e sentimentos ao invés da racionalidade. O início dessa onda romântica deveu-se a uma apresentação da peça de Alexandre Dumas intitulada “Henrique III e a sua corte”, aí nasceu uma grande vontade por parte da população de viver, em termos de moda, a era medieval e o estilo Elizabetano.
Era Vitoriana: esta era, no Reino Unido, foi o período do reinado da rainha Vitoria (1834-1901). Divide-se em dois momentos: Early Victorian (1834-1860) que é relativo aos 1ºs anos de reinado; e Mid to late Victorian (1860-1901) que é marcado pela morte do príncipe Albert, assim a rainha Victoria entra em luto extremo até ao fim da sua vida, o que foi imitado pela maioria das mulheres o que assim dá início à segunda fase da Era Vitoriana onde há um acentuado escurecimento das cores.
Moda na Belle Époque e a Era Eduardiana: em 1901 Edward VII, filho da Rainha Victoria, torna-se rei e nessa altura inicia-se a era Eduardiana (1901-1913), ao mesmo tempo, em França, começa uma época de efervescência cultural, época essa que é denominada de Belle Époque (1889-1914) Estas duas eras eram ambas contemporâneas e bastante semelhantes, apenas aconteciam em diferentes sítios- Belle Époque em França e a Era Eduardiana em Inglaterra.
Na obra Os Maias destacam-se dois estilos do século XIX: Era Romântica e Era Vitoriana. A presença de dois estilos diferentes é uma consequência da grande analepse que se situa nos primeiros 4 capítulos.
Assim, a Era Romântica,