A metafisica
CURSO PEDAGOGIA
Disciplina: Filosofia
Acadêmica: Valéria R. de Carvalho Tomelin
A METAFÍSICA
A Metafísica é, entre todas essas ciências teoréticas, a superior, sobretudo porque estuda a realidade suprassensível. Mas, além disso, ela é o mais puro e elevado conhecimento que a inteligência pode almejar, porque é o único saber completamente livre.
Investigar o mundo em que vivemos é uma experiência humana básica e necessária para nossa adaptação à realidade, à existência. No entanto, com o passar do tempo, depois de aprender o que parecia ser mais relevante para a própria subsistência, a maioria das pessoas tende a esquecer desses momentos. A filosofia junto com a ciência mantém acesa essa chama, indagando de maneira metódica e racional o que é esse mundo que nos envolve.
As investigações mais radicais sobre o mundo e a realidade pertencem à metafísica.
A Metafísica procura apreender as coisas como elas são em si mesmas, e não como se manifestam aos nossos sentidos. A metafísica tem sido criticada pela sua natureza hipotética e por lidar com teorias que não podem ser sustentadas nem provadas por qualquer forma de evidência.
A palavra metafísica não foi empregada pelos filósofos gregos. Foi usada pela primeira vez por Andrônico de Rode, por volta do ano 50 a.C., quando recolheu e classificou as obras de Aristóteles que, durante muitos séculos, haviam ficado dispersas e perdidas. Com essa sentença- tà meta tà physica-, o organizador dos textos aristotélicos indicava um conjunto de escritos que, em sua classificação, localizavam-se após os tratados sobre a física ou sobre a natureza, pois a palavra grega meta quer dizer “depois de, após, acima de”. (CHAUI, 2005)
Por fim a Metafísica tem a expressão que significa literalmente aqueles que estão após os escritos da física, haviam recebido uma designação por parte do próprio Aristóteles quando este definira o assunto que tratavam os escritos da filosofia, cujo