A matemática financeira como auxílio à reflexão sobre a compra de bens de consumo
Centro de Educação a Distância
Curso de Licenciatura em Matemática a Distância
A MATEMÁTICA FINANCEIRA COMO AUXÍLIO À REFLEXÃO
SOBRE A COMPRA DE BENS DE CONSUMO
Pereira,Tatiane
1 INTRODUÇÃO
Todos nós sabemos que o uso da matemática financeira no nosso dia-dia é mais comum do que se possa imaginar. A matemática financeira esta presente nas relações econômicas desde a antiguidade, quando o homem percebeu que poderia ter uma maior vantagem em relação a troca de bens e logo em seguida percebeu-se que a um maior prazo sua vantagem também seria maior.
Este trabalho tem a finalidade de demonstrar que saber usar a matemática financeira a nosso favor quando formos adquirir um bem de consumo o qual tanto desejamos pode evitar comprarmos algo por um valor muito maior do que realmente imaginávamos e até nos livrar daquela compra por puro impulso. Ajudando a vincular a matemática financeira com o cotidiano.
Segundo Dante (2003, p.13) a oportunidade de usar os conceitos matemáticos no seu dia-a-dia favorece o desenvolvimento de uma atitude positiva do aluno em relação à Matemática. Não basta saber fazer mecanicamente as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. É preciso saber como e quando usá-las convenientemente na resolução de situações-problema. Com isso devemos sempre aproveitar a oportunidade de aplicar esses conceitos matemáticos em nossas relações diárias.
Para esta atividade, escolhi o tema a matemática financeira para auxilio à reflexão sobre a compra de bens de consumo e trabalhar com os conceitos de juros simples, juros compostos. Este tema também servirá de apoio pessoal, pois é uma prática muito comum em minha casa de adquirir bens sem saber o custo real que será pago ou o quanto poderíamos ter economizado se tudo tivesse sido feito com cautela e com o devido conhecimento aplicado.
2