A mais longa das batalhas
A Guerra dos Cem Anos foi um dos maiores conflitos da Idade Média entre duas das principais potencias européias. França e Inglaterra. Apesar do próprio nome, alguns historiadores dizem que tal guerra durou mais de um século.
Disputa pelo trono
Para entender a origem de tanta briga é preciso voltar no tempo. Um duque do território francês chamado Guilherme , conquistara a Inglaterra , tornando-se seu rei. Tanto Guilherme quanto seus sucessores eram do trono inglês, mas também eram súditos do rei francês. Porém isto desencadearia muitos problemas.
Em 1328 o rei francês morreu, sem deixar herdeiro. Então o rei da Inglaterra Eduardo III, considerou-se um legítimo herdeiro da coroa francesa, pois além de súdito era seu sobrinho. O problema é que outros nobres franceses reivindicavam o mesmo trono. A partir de uma assembléia acabou sendo escolhido o conde Felipe. Mas devido ao clima de desconfiança e desejo da coroa francesa, começou a famosa Guerra dos Cem Anos
A Guerra
Apesar de a guerra ser travada em território francês, primeiramente a balança pesou a favor dos ingleses. É que, embora a França tivesse uma população quatro vezes maior que da Inglaterra e também mais rica, a França não se encontrava unida e organizada. Já a Inglaterra, possuía uma monarquia mais forte e se deu melhor no inicio da guerra.
Nas décadas seguintes, os países passaram a se preocupar mais com problemas internos, e a guerra entrou em uma fase de paz não declarada.
A fase final da guerra foi favorável aos franceses, comandados por um novo rei e por um exercito mais organizado. Em 1453, tropas inglesas tentaram atacar uma fortificação francesa. Elas foram derrotadas ao ser recebidas pela artilharia inglesa. Tal batalha é considerada por alguns historiadores o fim da longa guerra.
Independente do resultado, este fato histórico serviu para impulsionar o nacionalismo e a idéia de Estado.