critica a razão tupiniquim
Este trabalho não tem a pretensão de abranger todas as questões envolvidas no livro, mas sim, a pretensão de abordar seus principais ideais, encontrados no livro Crítica da Razão Tupiniquim, de Roberto Gomes. Para iniciar uma leitura criteriosa, é preciso ser curioso o bastante para entender desde seu titulo até o ponto final encerrando-o. Que critica é essa? Tupiniquim o que é isso? Qual razão? São muitos questionamentos, pelos quais, se tornam essenciais para o bom desenvolvimento, e conhecimento sobre o tema abordado no livro.
Tupiniquim é antiga nação de índios brasileiros, no território da Bahia, e popularmente falando, e até conscientemente, sabendo que o Brasil foi originado primordialmente de índios que já estavam nas terras, posso falar que tupiniquim pode também ser simplesmente o Brasil, o país dos tupiniquins.
Dito isto, fica claro e aparente que não é um simples livro, ou uma mera história, mas sim a história de um povo que foi perdendo sua identidade, que atualmente poucos sabem e reconhecem suas origens ocultadas pelas máscaras dos colonizadores.
2..CAPÍTULO 1
“ No bolor do nosso “pensamento oficial” não se encontra qualquer sinal de uma atitude que assuma o Brasil e pretenda pensa-lo em nossos termos.” (p.7) O livro em seu primeiro capítulo mostra, e fala que os atuais pensadores brasileiros, não busca nada que identifique como brasileiros em seus pensamentos, mas sim estrangeiros nas terras brasileiras, e com raízes muito bem firmes no Brasil. E até mesmo é difícil de encontrar soluções para este país, se seus políticos e pensadores estão na sua maioria com o pensamento Europeu, que jamais poderão ser aplicadas no Brasil.
3. A SÉRIO: A SERIEDADE
“Vemos que há vários empregos possíveis para a palavra “sério” e , consequentemente, vários sentidos para a “seriedade”.” (p.10) Agora entramos no verdadeiro questionamento sobre duas