A magnitude do desastre no golfo do méxico
Em 20 de abril, a catástrofe ocorreu no Golfo do México: plataforma de petróleo em águas profundas Horizon propriedade da BP, pegou fogo e depois afundou a aproximadamente 1525 metros de profundidade, resultando em um enorme rombo que, desde a data ate hoje não pararam de jogar enormes quantidades de petróleo no mar. E que matou 11 pessoas, alem disso se tornou o maior desastre ecológico americano de grandes proporções, e que por mais que se procure não há a justificativas.
• A quantidade de óleo que está sendo derramado no oceano é equivalente a estimativa diária entre 35 mil e 60 mil barris de óleo.
• 69 embarcações estão atualmente envolvidos em operações de limpeza
• Foram implantados quase 50 quilômetros de barreiras flutuantes para conter o derramamento
• O derrame é sobre o tamanho da ilha da Jamaica
• Em 80dias não conseguiram parar o vazamento O impacto ambiental desta catástrofe
Serão necessários anos para se recuperar os ecossistemas e habit's afetados pelo vazamento de petróleo. O petróleo causa dano químico, devido ao hidrocarbonitos e produtos tóxicos que ele conte , dano físico, porque ele asfixia o ambiente.São milhares de aves, peixes e outras espécies afetadas, alem de toda a flora e fauna presente. A tragédia se alastra nos pântanos, e esse bioma é lar de mais de 600 espécies (água, planta e resíduos) abrigam a fauna. Alem de ser também local de reprodução (acasalamento) de muitas espécies (peixes e pássaros).
Toda a vida marítima está prejudicada, pois o fato ocorreu em fase acasalamento das espécies locais. Mas esse analise é apenas uma fração do desastre. Maior parte do petróleo esta escondida debaixo da superfície. Segundo especialistas ambientais, alem do petróleo, outra substancia que está poluindo é o “Dispersante” , produto químico, polemico que quebra o petróleo deixando em partículas, fazendo-o afundar, porem esse produto consome muito oxigênio, e como