a luta contra pobreza e a exclusão social
PAULA CARULINE VIEIRA ALVES
CAUCAIA
JUNHO – 2013
PAULA CARULINE VIEIRA ALVES
“A Luta Contra Pobreza E A Exclusão Social”
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Psicologia Organizacional, do curso de Bacharelado em Serviço Social, turno noite, da Faculdade Terra Nordeste ministrado pela prof. Samuel Andrade.
FATENE
CAUCAIA - 2013
A Luta Contra Pobreza E A Exclusão Social
1.JUSTIFICATIVA
A luta contra pobreza e a exclusão social é um dos problemas graves em nossa sociedade. A falta de emprego é um dos grandes desafios que devem ser combatidos pelo poder público e empresas privadas, diminuindo assim a pobreza e exclusão social.
A exclusão social é um conjunto de problemas que levam ao isolamento/afastamento de uma pessoa da sociedade em que está inserida, ou de um determinado grupo.
A pobreza e a exclusão social estão intimamente relacionadas, pois a pobreza leva à exclusão social, ou seja, regra geral, uma pessoa pobre é normalmente excluída da sociedade, mas isso nem sempre acontece.
Problemas como o desemprego, pertencer a uma minoria étnica, ser portador de uma deficiência, ser um sem‐abrigo ou idoso, são fatores que podem levar as pessoas a serem excluídas da sociedade em que estão inseridas.
A demanda por mão-de-obra mais qualificada é uma das exigências em nossa economia, a reestruturação do trabalho, o desemprego estrutural e o aumento do emprego informal vieram afetar dramaticamente os mais empobrecidos da sociedade. No entanto, mais de três décadas distanciam o Brasil dos países mais ricos no que tange a política pública destinada e este segmento. Ao considerar esse panorama em que o Estado brasileiro se exime de seu papel no campo social, trata-se de discutir os limites e possibilidades da educação não-formal no processo de inserção sócio-profissional.
Na sociedade em que vivemos baseia-se na lógica do lucro e do consumo e vem sendo